Oi gente! Como meu último texto teve um feedback muito positivo, resolvi escrever outro sobre um assunto que anda me tirando do sério: Os padrões de beleza impostos pela sociedade em nós mulheres. Ultimamente tenho visto muitos posts de meninas procurando novas dietas, novos cremes milagrosos, gastando o que podem (e não podem) para fazerem parte do grupo (guarde essa palavra, voltarei à ela mais tarde). Isso não só me deixa triste como me deixa furiosa. Por quê temos que ser todas iguais? Por quê e por quem temos que ser "aceitas"? O que tem de tão especial em vestir 36? Qual o problema de ter celulite?
Antes que comecem as críticas, sim, eu me considero uma menina magra e sou vaidosa, por isso muitos podem achar que não sei do que estou falando, que nunca senti essa pressão. Pois eu tenho uma novidade: TODAS nós já sentimos essa pressão em algum momento da vida! Seja pelo ficante que fez um comentário, pelo vestido que não fechou, pela amiga que voltou das férias mais magra, pela tia que falou que seu cabelo está seco..enfim..são inúmeras as razões. E isso tem que acabar!!
No fim de 2014 comecei uma dieta e confesso que tive uma certa dificuldade para segui-la. Sabe por que? Porque eu cresci comendo pão de queijo e brigadeiro de lanche da tarde e amava a torta de banana que a minha avó fazia nos finais de semana. Eu fui acostumada a ter prazer durante as refeições (graças a Deus) e esse sempre foi um momento especial pra mim. E aí, quando decidi comer somente para me "abastecer", acabei alimentando o pior que havia dentro de mim: o ódio. Porque você faz dieta um dia, dois dias, três dias... eaí você cansa. É normal. E a partir daí começa a ficar mais difícil pois você se cobra mais e nunca acha que está fazendo o suficiente.
A minha experiência foi com a dieta, mas para outra menina pode ser com o cabelo que ela não gosta, o nariz que ela queria operar, a bunda que é pequena, o braço que é grande e até o pé que é feio (sim, a gente sempre acha um motivo rs). Anyway, a minha idéia nesse texto é tentar fazer com que as mulheres percebam que tudo isso isso é relevante, sim, mas não nessa proporção gigante. Quero dizer, é importante ser saudável e cuidar do corpo e da auto-estima, mas mais importante ainda é cuidar da mente.
Voltando ao tal do "grupo" mencionado lá em cima: Você já parou pra pensar que às vezes você está no grupo errado? Que talvez essa pressão que você imponha sobre si mesma seja por conta das pessoas que estão ao seu redor? Às vezes a gente nem percebe mas nos cercamos de pessoas negativas e acabamos tomando atitudes destrutivas para nossas vidas: Como por exemplo olhar 300 vezes no espelho aquele defeito que você tanto odeia em si. Mude seus hábitos, enriqueça sua vida (e não estou me referindo a dinheiro hein). Quem sabe mudando sua perspectiva você não seja mais feliz? Afinal, esses padrões sempre estarão aí, e as modelos da vogue sempre estarão presentes, cabe a nós entender que a beleza exterior não nos define! São seus valores, seu charme, seu modo de agir e de pensar que te tornam uma pessoa interessante, tanto para relacionamentos afetivos quanto para sua carreira e seu dia-a-dia no trabalho.
Pra fechar: pode olhar a sua musa no instagram e admirar sua atriz favorita, mas saiba que ela está sendo paga para isso. Pode fazer academia e testar novas dietas, desde que seja para a SUA felicidade e não para a felicidade alheia. Pode tingir o cabelo, fazer lifting ou qualquer coisa que seja mas POR FAVOR não deixe isso virar uma ditadura, se não cada vez mais o mundo será rodeado de pessoas depressivas e ansiosas que buscam o impossível: a perfeição.
Pratique o amor próprio e comece a olhar as mídias sociais com mais criticidade e não como verdade absoluta, pois o comércio vive da nossa insegurança! Pequenos passos e garanto que você não será mais uma escrava disso tudo!!
OBS: Toda e qualquer crítica construtiva é bem vinda. Se os comentários ainda estiverem com problema, me mandem mensagem no facebook AQUI que responderei com o maior prazer. O blog tá passando por algumas mudanças, jaja conto pra vocês
Bjoooooooo, Fe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui